Como restaurar o colágeno naturalmente?

Como restaurar o colágeno naturalmente?

O colágeno é a fibra protetora que serve como tecido conjuntivo no corpo. Feito de proteína, o colágeno contém grandes quantidades de dois aminoácidos. A hidroxiprolina e a hidroxilisina proporcionam ao colageno a flexibilidade, a força para segurar os órgãos aos tecidos, os elementos necessários ao crescimento, a reparação das células danificadas e a manutenção de um corpo saudável.

Com a idade e a exposição ao sol e aos radicais livres, o colágeno na pele perde sua elasticidade e produz novas células a uma taxa muito menor. Cremes e injeções de colágeno temporárias podem restaurar o perdido, outras técnicas naturais são preferíveis.

Passo 1

Comer alimentos ricos em vitamina C fornece seu corpo com as ferramentas para transformar prolina e lisina em colágeno. De acordo com alguns institutos de saúde, as fontes mais eficazes de vit C incluem a maioria das frutas, legumes e verduras; brócolis, morangos, tomates, mirtilos e vegetais de folhas verdes.

Passo 2

Incluindo carne magra, clara de ovo e germe de trigo em sua dieta pode fornecer seu corpo com quantidades suficientes de lisina e prolina para restaurar o colágeno.

De acordo com a Fundação George Mateljan, os amendoins são outra fonte potente de aminoácidos que compõem a estrutura do colágeno.

Passo 3

Aplique cremes na pele que contenham extratos de chá. De acordo com a Clínica Mayo, o Oolong (chá verde-azulado de origem chinesa), o chá verde e o preto contêm ingredientes anti-inflamatórios e antioxidantes que podem restaurar temporariamente o colágeno e reduzir o aparecimento de rugas.

Passo 4

Adicione o alho à sua dieta para apoiar a produção de colágeno. De acordo com a fundação de George Mateljan, o alho contém taurina e ácido lipoico, aminoácidos contendo enxofre, conhecidos por ajudar a retardar o dano ao colágeno.

Passo 5

Use alimentos ricos em fito-nutrientes para complementar sua dieta de colágeno. Descobriu-se que as antocianidinas encontradas em frutas como mirtilos, cerejas, framboesas e amoras abandonam as fibras de colágeno e mantêm um tom de pele mais saudável e firme.

Avisos:

Desconfie de produtos de cuidados da pele que usam as palavras “natural” ou “orgânico”. Segundo a Academia Americana de Dermatologia, essas descrições são termos de marketing que nem sempre significam que os produtos são estabelecidos em seu estado natural e que estão livres de insumos químicos. Por exemplo, os extractos de plantas são submetidos a um processo de tratamento antes da entrega, tal como um creme ou loção.

Dicas:

Evite a perda adicional de colágeno sempre aplicando protetor solar quando estiver ao ar livre, mesmo no inverno e em dias nublados. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, você deve usar um protetor solar de amplo espectro que proteja contra raios UVA e UVB e forneça pelo menos 30 fator de proteção solar ou FPS.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *