10 benefícios importantes das sementes de chia

10 benefícios importantes das sementes de chia

As sementes de chia se distinguem pela tremenda ingestão de antioxidantes e fibras, o que nos ajuda a purificar as toxinas acumuladas em nosso corpo e manter nosso corpo saudável.

As sementes de Chia são alimentos originários da América Central , onde foram utilizados pelos maias e astecas para fins medicinais e nutricionais.

Eles caíram no esquecimento após a colonização européia, uma vez que outros alimentos eram populares na época, como quinoa, cevada e amaranto, entre outros.

No entanto, nos últimos anos, as sementes de chia retornaram à graça em todo o mundo. Eles são cultivados em todo o planeta e são categorizados como um “superalimento”.

Isto é devido em particular ao seu conteúdo de nutrientes, tais como proteínas e fibras, cuja assimilação otimiza o funcionamento adequado de vários sistemas vitais do nosso corpo.

Eles também contêm uma grande fonte de ácidos graxos ômega-3, antioxidantes e minerais essenciais. Todos esses nutrientes ajudam a aumentar nossa energia e prevenir doenças.

O seu leve sabor a nozes permite-lhes integrar-se com muitas preparações culinárias , o que facilita a sua incorporação na nossa dieta diária.

Como sabemos que muitas pessoas ainda não conhecem suas propriedades, queremos aproveitar esta oportunidade para apresentar os 10 benefícios do consumo regular de sementes de chia.

Descubra-os com a gente!

1. Eles controlam a fome

Graças ao seu alto teor de fibra dietética, as sementes de chia fazem parte do grupo de superalimentos, que ajudam a aliviar os desejos repentinos de comer.

  • Esses nutrientes nos permitem prolongar o estado de saciedade proporcionado pelos alimentos que ingerimos. Esse fenômeno nos permite reduzir nossa ingestão de calorias.

2. Eles nos ajudam a perder peso

Além de nos impedir de comer excessivamente, as sementes de chia contêm gorduras saudáveis ​​e substâncias antioxidantes que diminuem o acúmulo de gordura nos tecidos.

  • Consumi-lo, com moderação, pode nos permitir estimular o funcionamento do nosso metabolismo e aumentar nosso gasto de energia , a fim de queimar calorias com mais facilidade.

3. Eles fortalecem os músculos

Os minerais contidos nas sementes de chia são ideais para melhorar a saúde muscular, especialmente quando fazemos esforços físicos significativos.

  • Esses nutrientes, além de nos fornecer proteínas de boa qualidade, fortalecem nossa massa muscular e aceleram o processo de regeneração de nossos tecidos.

4. Eles reduzem nossa dor nas articulações

Ao incorporar as sementes de chia em sua dieta diária, você será capaz de reduzir o risco de sofrer de condições crônicas, como artrite e osteoartrite .

  • Esse fenômeno é devido ao conteúdo de ômega-3 e antioxidante das sementes de chia, que reduzem a inflamação associada a esses problemas de saúde.

5. Eles melhoram a saúde óssea

Os nutrientes de boa qualidade que as sementes de chia nos trazem são ótimos suplementos para manter os ossos saudáveis ​​e fortes.

  • Seu conteúdo significativo de cálcio nos permite reduzir o risco de perda de densidade óssea e o aparecimento de distúrbios como a osteoporose.
  • Por sua vez, os ácidos graxos ômega-3 evitam desequilíbrios inflamatórios e minimizam o impacto negativo dos radicais livres.

6. Eles apoiam nossos processos digestivos

O consumo regular de sementes de chia é uma maneira de regular, de maneira simples e saudável, nossos processos de digestão e nossa saúde intestinal.

  • Suas fibras naturais se unem à água contida em nosso corpo durante o processo digestivo e facilitam a eliminação de resíduos, assim como os movimentos intestinais.
  • As sementes de Chia são ingredientes prebioticos que, quando assimilados, alimentam a flora bacteriana do cólon, para evitar infecções gastrointestinais.

7. Eles cuidam da nossa saúde cardiovascular

  • Graças à sua contribuição de ácidos graxos ômega-3 e vitamina E, essas sementes são excelentes suplementos dietéticos que ajudam a prevenir o desenvolvimento de patologias cardiovasculares.
  • Esses dois nutrientes aliviam as inflamações e facilitam o controle do colesterol ruim (LDL) , assim como os triglicérides, a principal causa de doenças cardíacas.

8. Eles melhoram o desempenho esportivo

Para ter um bom desempenho esportivo , é fundamental consumir proteínas e gorduras saudáveis, além de outros nutrientes que atuam como fonte de combustível para todos os sistemas do nosso corpo.

Sementes de Chia combinam todas essas qualidades. Eles são, portanto, logicamente recomendados para pessoas que praticam regularmente uma atividade esportiva.

9. Eles ajudam a purificar o corpo

Os antioxidantes fornecidos pelas sementes de chia são uma grande ajuda para estimular a eliminação de toxinas que se acumulam na corrente sanguínea.

Essas substâncias protegem as células e otimizam as funções dos órgãos excretores, a fim de manter o corpo desintoxicado.

10. Eles impedem o envelhecimento prematuro

Comer este alimento não só previne o envelhecimento prematuro da pele, mas também protege todos os órgãos do nosso corpo contra a passagem do tempo.

  • Seu conteúdo de ômega-3, vitamina E e minerais essenciais acelera o processo de regeneração celular e cria uma barreira que nos protege da ação negativa dos radicais livres em nosso meio ambiente.

Você realmente precisa de outras razões para consumir sementes de chia? Como você pode ver, eles são alimentos muito completos que nos permitem permanecer saudáveis.

Você pode comprá-los em um herbário ou supermercado, para ver por si mesmo a sua eficácia.

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