9 vitaminas solúveis em água essenciais para um corpo saudável

9 vitaminas solúveis em água essenciais para um corpo saudável

As vitaminas hidrossolúveis ajudam o nosso corpo a funcionar de forma ideal. Aqui estão nove dessas vitaminas e algumas dicas para garantir que você consuma em boa quantidade.

1. Biotina para o metabolismo

A biotina é essencial para o metabolismo de carboidratos, especialmente glicose, proteínas e gorduras.

  • Parte da biotina é produzida pelas bactérias intestinais. Também é encontrado em muitos alimentos.
  • Os bebês são particularmente sensíveis às deficiências de biotina.
  • Comer muita clara de ovo crua pode ajudar com baixos níveis de biotina. As claras de ovos contêm avidina, uma substância que se liga à biotina.

2. Ácido fólico para glóbulos vermelhos

  • O folato (ácido fólico) é convertido em enzimas que o corpo necessita para produzir DNA, RNA e glóbulos vermelhos. Também é necessário para uma variedade de funções metabólicas vitais.
  • Durante a gravidez, o ácido fólico ajuda a prevenir malformações neurológicas no feto em desenvolvimento.
  • Pesquisas recentes mostram que as deficiências de folato são comuns, especialmente em bebês, adolescentes e mulheres grávidas.
  • Álcool e contraceptivos orais interferem na sua absorção.

3. Niacina para energia e crescimento

  • A niacina (vitamina B3) é importante no metabolismo energético, no crescimento normal e na síntese de ácidos graxos, DNA e proteínas.
  • A deficiência ligeira de niacina causa úlceras na boca e diarreia.
  • Em altas doses, a niacina pode diminuir os níveis de colesterol no sangue.
  • Doses grandes também podem causar vermelhidão no rosto, pescoço e braços.

4. ácido pantotênico para hormônios

  • O ácido pantotênico é encontrado em quase todos os alimentos de origem vegetal e animal. Também é fabricado por bactérias intestinais.
  • O ácido pantotênico é necessário para o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.
  • Também é usado para fazer hormônios, glóbulos vermelhos e gorduras.
  • Não há deficiência conhecida, exceto no contexto de experimentos médicos.

5. Riboflavina para apoiar outras vitaminas

  • Essencial para a liberação de energia, a riboflavina é necessária para metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras.
  • A riboflavina ajuda o corpo a usar niacina e vitamina B6 e pode ajudar a produzir hormônios corticosteroides.
  • A deficiência de riboflavina não causa doenças específicas, mas pode contribuir para outros problemas relacionados às deficiências de vitamina B.

6. Tiamina para um impulso de energia

  • A tiamina (vitamina B1) converte carboidratos, proteínas e gorduras em energia.
  • Também é necessário converter glicose em ácidos graxos e promover o bom funcionamento dos nervos, tônus ​​muscular, apetite e digestão.
  • A deficiência causa fadiga, indiferença, irritabilidade, alterações de humor, dormência nas pernas, problemas digestivos e nanismo em crianças.

7. Vitamina B6 para revigorar as suas células

  • A vitamina B6 é uma coenzima essencial para o metabolismo das proteínas e a liberação de energia utilizável pelas células.
  • Desempenha um papel no funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, bem como na produção de glóbulos vermelhos.
  • A deficiência de vitamina B6 é caracterizada por perda de peso, fraqueza muscular, língua vermelha e lisa, irritabilidade e depressão.
  • A presença de pele oleosa e escamosa ao redor dos olhos, nariz e boca é outro sintoma.

8. Vitamina B12 para divisão celular saudável

  • A vitamina B12 funciona como uma coenzima, uma molécula orgânica que auxilia a ação das enzimas.
  • É essencial para o crescimento e divisão celular.
  • Seu corpo precisa de vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos, material genético e mielina, a substância gordurosa que cobre as fibras nervosas.
  • Deficiência pode causar anemia perniciosa, sintomas neurológicos e fraqueza generalizada.
  • A deficiência de vitamina B12 é quase sempre devido a uma incapacidade de absorver a vitamina no trato intestinal devido à deficiência intrínseca do fator.
  • A produção de fator intrínseco pelo estômago diminui com a idade.

9. Vitamina C para prevenir certas doenças

  • A vitamina C (ácido ascórbico) é necessária para fazer e manter o colágeno, que é o tecido conjuntivo que mantém as células do corpo juntas.
  • Está associado a um risco reduzido de sofrer de doenças cardíacas e certos tipos de câncer.
  • A vitamina C promove a cicatrização de feridas e queimaduras, ajuda a fortalecer os dentes e ossos e fortalece as paredes dos capilares e outros vasos sanguíneos.
  • Os sintomas de deficiência incluem fadiga, dor nas articulações, sangramento nas gengivas que sangram, hematomas, ossos enfraquecidos e cicatrização mais lenta.
  • Na deficiência grave, esses sintomas pioram e resultam em escorbuto.

Vitaminas solúveis em água desempenham um papel significativo na cura e regulação do nosso corpo. Na ausência de boas vitaminas, o nosso organismo pode sofrer consequências graves, por isso certifique-se de que tem uma dieta equilibrada que lhe fornece todas as vitaminas de que necessita.

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