Escolhendo os alimentos certos para uma gravidez saudável

Escolhendo os alimentos certos para uma gravidez saudável

É importante manter uma dieta saudável durante toda a gravidez (o feto necessita de nutrientes essenciais em todas as fases do seu desenvolvimento), mas uma boa nutrição durante o primeiro trimestre da gravidez é particularmente importante desde o rápido crescimento da medula espinhal. medula espinhal, coração, cérebro e tecido fetal ocorre durante este período. Aqui estão alguns alimentos que devem ser consumidos (ou evitados) durante a gravidez.

Mudanças dietéticas simples que é importante fazer

O acúmulo de nutrientes antes da gravidez permite que o feto os use sem esgotar o suprimento da mãe.

  • As escolhas alimentares diárias incluem quantidades suficientes de cereais integrais, legumes, legumes, frutas, produtos lácteos, fontes de proteína com baixo teor de gordura e cerca de seis a oito xícaras de água de 250 mililitros ( oito onças).
  • A maioria das mulheres grávidas precisa aumentar sua ingestão diária de calorias em apenas 300 calorias.
  • O cálcio é especialmente importante porque o feto o utiliza para o desenvolvimento de seus dentes, ossos e esqueleto.
  • Se uma mulher não consome cálcio suficiente, o feto consome o que é necessário, por isso é importante fornecer bastante para manter a densidade óssea da mãe.
  • Para as mulheres que pretendem amamentar, o cálcio é essencial para a lactação .
  • As mulheres grávidas precisam de ferro para renovar a quantidade de glóbulos vermelhos e atender à demanda criada pelo aumento do volume sanguíneo.
  • A quantidade de sangue de uma mulher grávida aumenta para fornecer a nutrição necessária para o crescimento do feto; O ferro suficiente também é necessário para ajudar a mãe e o bebê a transportar oxigênio através do corpo. O feto também acumula ferro para uso no início da vida. Alimentos ricos em vitamina C facilitam a absorção de ferro.
  • O ácido fólico é uma vitamina B que desempenha um papel na prevenção de anomalias congênitas, como espinha bífida e malformações cerebrais, que podem se desenvolver no mês seguinte à concepção. Os especialistas recomendam que as mulheres consumam um suplemento de ácido fólico (a forma sintética do folato) três meses antes da concepção.
  • Proteínas são necessárias para a placenta e o desenvolvimento celular do feto. A carne de aves magra, uma fonte de proteína, também fornece vitamina B12 e zinco, ambos essenciais para uma gravidez saudável. Necessidades precisas de proteína devem ser discutidas com um profissional de saúde.
  • Os carboidratos complexos podem atender às demandas de energia da mulher e também fornecer a glicose necessária para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso fetal. Estes alimentos também são ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Uma dieta saudável para reduzir o desconforto

  • Comer pequenas refeições e evitar longos períodos sem comida pode reduzir a náusea causada por alterações hormonais no primeiro trimestre.
  • Além disso, tente comer bolachas ou torradas quando você acorda e vai para a cama.
  • Coma alimentos ricos em proteínas e nutrientes e evite alimentos ricos em sal ou gordura.
  • O gengibre, assim como os alimentos ricos em vitamina B6, podem servir como agentes naturais anti-náusea.
  • Para evitar a constipação (um problema comum durante a gravidez), escolha alimentos ricos em fibras nutritivas, como brócolis, lentilha, grãos integrais, frutas secas e sementes de linhaça secas.

Alimentos para evitar

  • Alimentos que contenham cafeína devem ser limitados porque é um estimulante.
  • Todas as bebidas alcoólicas devem ser completamente eliminadas e o tabagismo deve ser interrompido completamente.
  • Embora os peixes contenham óleos saudáveis, as mulheres grávidas não são aconselhadas a ingerir grandes quantidades de peixe porque uma forma de mercúrio chamada metil mercúrio pode prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto.
  • Além disso, não coma produtos lácteos não pasteurizados, pois eles podem conter Listeria (um tipo de bactéria), que pode prejudicar o feto.
  • Para evitar outras doenças transmitidas por alimentos, é importante lavar frutas e verduras com cuidado e não beber sidra não pasteurizada.

Alimentos para focar

Durante a gravidez, não esqueça de consumir maiores quantidades dos seguintes alimentos:

  • Brócolis, legumes cozidos, leite desnatado, iogurte desnatado, aspargos, beterraba, lentilha, amaranto, amêijoas, quinoa, tofu.

A alimentação saudável é essencial para uma gravidez confortável. Siga as dicas deste guia antes de planejar suas refeições para ter certeza de que você está comendo os alimentos certos.

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