Combate à anemia com comida

Combate à anemia com comida

Anemia é o termo genérico para uma variedade de distúrbios caracterizados pela incapacidade dos glóbulos vermelhos de transportar o oxigênio necessário. Como o título diz, você pode controlar a anemia através de sua dieta.

1. Sintomas

  • Os sintomas da anemia refletem falta de oxigênio.
  • Nos casos leves pode-se observar fraqueza geral, palidez e unhas quebradiças.
  • Casos mais graves são marcados por falta de ar, desmaios e arritmias cardíacas.

2. Deficiência de ferro

Na América do Norte, o tipo mais comum de anemia é devido à deficiência de ferro causada pela perda de sangue.

  • Pacientes em cirurgia, vítimas de acidentes, pessoas com úlceras sangrantes ou certos tipos de câncer, ou aqueles com sangramento crônico ou repetido, como hemorragias nasais, muitas vezes têm anemia por deficiência de ferro.
  • De fato, um exame de sangue que mostra deficiência de ferro frequentemente convida o médico a investigar o câncer de cólon.
  • Mulheres com períodos menstruais pesados ​​correm risco, como crianças pequenas, pessoas que fazem dieta frequente, atletas do sexo feminino, corredores de longa distância ou pessoas com uma dieta vegetariana estrita.
  • As mulheres grávidas estão predispostas à anemia por causa das exigências do feto e da placenta.

3. Outros tipos de anemia

  1. A anemia hemolítica ocorre quando os glóbulos vermelhos são destruídos mais rapidamente que o normal. A causa pode ser hereditária ou uma doença, como leucemia e outros tipos de câncer, disfunção do baço, doenças auto-imunes ou hipertensão grave.
  2. Os suplementos de ácido fólico podem mascarar um tipo de anemia causada pela deficiência de vitamina B12. O ácido do estômago libera a vitamina B12 das proteínas dos alimentos, para que você possa desenvolver uma deficiência se o seu estômago não produzir ácido suficiente. Até um terço dos adultos não produzem ácido suficiente no estômago e não conseguem absorver adequadamente a vitamina B12 dos alimentos. Pessoas com mais de 50 anos precisam compensar suas necessidades de vitamina B12 comendo alimentos fortificados ou tomando um suplemento. A vitamina B12 é encontrada apenas em produtos animais; vegetarianos estritos devem consumir alimentos fortificados ou tomar um suplemento.
  3. A deficiência de folato também pode causar anemia em mulheres grávidas, alcoólatras e idosos.

4. Quanto ferro você precisa?

O corpo humano recicla o ferro para produzir novos glóbulos vermelhos. E, no entanto, o corpo perde, em média, 1 mg para homens e 1,5 mg para mulheres durante o período reprodutivo. O corpo absorve apenas uma pequena percentagem de ferro na dieta, por isso, a dose diária recomendada (RDA) exige mais do que o que é perdido: 8 mg por dia para homens e mulheres na menopausa; 18 mg para mulheres com menos de 50 anos; 27 mg para mulheres grávidas.

Você deve discutir suas necessidades de vitamina com um nutricionista ou nutricionista. As melhores fontes de ferro são produtos de origem animal; carne, peixe, aves e gemas. O corpo absorve muito mais ferro heme nesses alimentos do que o ferro não heme de origem vegetal, como vegetais verdes, frutas secas, soja e outras leguminosas, nozes, cereais e pães fortificados com ferro, de modo que As pessoas que dependem de alimentos para a ingestão de ferro devem aumentar sua ingestão.

Adicionar um alimento rico em vitamina C a uma refeição com ervas pode melhorar a absorção de ferro não heme no organismo. O ferro heme também promove a absorção de ferro não heme de outros alimentos quando consumidos ao mesmo tempo. Preste atenção aos taninos do chá. Eles podem se ligar ao ferro e torná-lo indisponível para absorção. É melhor beber o seu chá entre as refeições do que durante a refeição.

5. Antioxidantes em poucas palavras

Consuma muita:

  • Miudezas, carnes e outras carnes, incluindo aves, peixes e gema de ovo.
  • Feijões e ervilhas secas, tâmaras, passas, damascos secos, nozes, sementes e melaços.
  • Cereais enriquecidos com ferro.
  • Frutas cítricas e outras boas fontes de vitamina C.
  • Vegetais folhosos verdes, espargos, milho.

Limite:

  • Farelo de trigo, espinafre, ruibarbo, acelga, chocolate e chá.

Evite:

  • Suplementos de ferro, a menos que prescritos por um médico.

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