Estilo de vida saudável

Estilo de vida saudável

Quantas vezes você já pensou em tentar seguir um estilo de vida saudável? E quantas vezes você conseguiu? Certamente a resposta para a primeira pergunta é um número maior que o segundo. Mas tem uma solução! Você só tem que ser claro sobre o que significa ter um estilo de vida saudável e encontrar os fatores de proteção corretos.

Estilo de vida saudável não se refere apenas ao bem-estar individual. É uma estratégia global, enquadrada na prevenção de doenças e na promoção da saúde da Organização Mundial da Saúde. Isso começou em 2004 para melhorar os fatores de risco, como dieta pouco saudável e sedentarismo. Nesse sentido, é necessário conhecer os fatores que geram o bem-estar que ajudam a alcançar um estilo de vida saudável.

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As conseqüências de não seguir um estilo de vida saudável podem ser várias. Estes incluem doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e arteriais, colesterol, triglicérides, excesso de peso, etc. E sem contar com as doenças psicológicas que também podem levar.

Portanto, vamos mostrar-lhe os fatores de proteção de um estilo de vida saudável e os benefícios que cada um tem. Além disso, se você começar a realizá-las, notará que elas começam a ser percebidas imediatamente.

1. Pratique atividade física.
O exercício físico proporciona vários benefícios importantes para o corpo, como evitar o excesso de peso, fortalecer os ossos e aumentar a força e a flexibilidade. Como conseqüência, benefícios indiretos são obtidos, como maior agilidade, prevenção de fraturas e dores musculares, redução da ansiedade, depressão, estresse e possibilidade de doenças cardiovasculares ou diabetes.

Mas os efeitos do esporte não terminam aqui, também afeta positivamente os aspectos psicossociais, uma vez que aumenta o desempenho acadêmico, melhorando a memória, a concentração e o comportamento. Também favorece relacionamentos pessoais e companheirismo.

Então, da próxima vez que seu cérebro tentar dissuadi-lo, lembre-se de todos os benefícios da atividade física. Além disso, não é necessário ser 60 minutos todos os dias. Por muito pouco tempo você tem que se exercitar, será bom para sua saúde. E, à medida que você vê os resultados, tanto seu corpo quanto seu cérebro estarão pedindo pouco a pouco. Portanto, você não precisa repentinamente resistir a 60 minutos correndo ou fazendo qualquer outra atividade.

2. Siga uma dieta saudável.
Comida é a ingestão de alimentos para cobrir as necessidades alimentares e obter energia. Mas o conceito de alimentação saudável vai além. Adicione a esta definição a nuance que o alimento que é ingerido deve fornecer os nutrientes necessários de forma equilibrada . Para saber se nossa dieta é saudável, devemos consultar a pirâmide alimentar .

No entanto, embora haja muitas recomendações e opiniões diferentes, a chave é que cada pessoa adapte a dieta às suas necessidades e gostos sempre que for equilibrada. Somos todos diferentes no metabolismo, como na genética ou mesmo no nível gastrointestinal. Claro, sempre considerando três pontos fundamentais:

Coma alimentos com base no que você gasta para alcançar um equilíbrio de energia . Um excesso de energia em humanos e máquinas pode causar desequilíbrios e estragar a “engrenagem” ou organismo.
Cozinhe os alimentos cozidos no vapor , grelhados, cozidos ou até crus. Você deve saber que o azeite, embora muito saudável em pequenas quantidades, tem um alto nível calórico. E se à kcal de um alimento você adicionar o óleo, o resultado será um excesso de kcal. Além disso, o óleo reaquecido apresenta substâncias prejudiciais à saúde, como radicais livres e acrilamida. Pense que com técnicas de culinária saudáveis ​​você vai saborear melhor a comida. Você também fará uma melhor digestão e controlará seu peso.
Beba 4 a 6 copos de água por dia . Você pode beber água diretamente, ou na forma de suco natural ou infusões. O que você não deve fazer é tomar este montante por meio de bebidas açucaradas, bebidas alcoólicas ou sucos artificiais. Sem perceber, você estará aumentando o consumo de açúcares e gases e, com isso, seu equilíbrio energético pode ficar fora de controle. Por outro lado, não abuse do líquido se quiser perder peso porque isso pode ter efeitos negativos.
3. Evite o consumo de risco.
Como se sabe, o álcool é uma das drogas mais consumidas e, portanto, gera um grande número de problemas de saúde e sociais . O álcool é muito acessível para todas as faixas etárias e seu preço não é alto, por isso é cada vez mais consumido pelos jovens. Claramente, o excesso de bebidas alcoólicas não faz parte de um estilo de vida saudável. Isso se deve tanto ao teor alcoólico (tóxico) quanto à quantidade de açúcares que ele possui. Esta substância não só desequilibra a dieta, causa hipertensão, danos no fígado, etc., mas também pode causar danos cerebrais irreversíveis.

Em relação ao tabaco, segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a segunda causa de morte no mundo. Também é responsável pela morte de um em cada dez adultos no mundo (cerca de cinco milhões de mortes a cada ano). Se o padrão atual continuar, o tabaco causará dez milhões de mortes por ano até 2020. Um valor mais do que preocupante, após o qual não há necessidade de argumentar mais motivos para deixar de fumar. O tabaco é um destruidor da saúde. Está diretamente relacionado ao câncer de pulmão e morte devido a seus inúmeros componentes nocivos.

4. Garantir bem-estar emocional para alcançar um estilo de vida saudável.
Para integrar-se ao ambiente que nos rodeia, temos diferentes adaptações fisiológicas, sendo uma delas o estresse. No entanto, se não for controlado, pode causar uma grande lista de problemas.

É por isso que é tão importante aprender a conhecer e controlar emoções . Desta forma, você irá melhorar o manuseio deles na vida diária.

Estresse no trabalho
As demandas diárias do local de trabalho podem causar estresse, ao qual nosso corpo responde com mudanças nos níveis muscular, cardíaco ou respiratório. Se esse estado é prolongado ao longo do tempo, podemos sentir exaustão, falta de concentração, insônia ou hiperatividade. Pense que todos os problemas trabalhistas têm uma solução e que, portanto, eles certamente acabarão.

Para gerenciar o estresse no ambiente de trabalho e não ter uma influência negativa em um estilo de vida saudável, existem duas abordagens. Ele pode se concentrar em melhorar as habilidades da pessoa sob estresse ou realizar uma intervenção focada na organização ou no ambiente.

Estresse em casa
A coisa mais comum é pensar que, quando você chega em casa, todos os problemas acabam e encontramos um ambiente para relaxar e desconectar. Mas um grupo de especialistas da Universidade da Pensilvânia mediu o nível de cortisol salivar de 122 funcionários, durante a semana e no fim de semana, para determinar o estresse. Os resultados mostraram que eles tinham um nível mais alto de estresse em casa do que no trabalho. Isso foi explicado porque trabalhar no final do dia é recompensador. Completar o dever de casa e socializar é vivido como uma recompensa para o cérebro. Por outro lado, as tarefas domésticas, a assistência infantil, o pagamento de contas, etc., tornam mais provável que o estresse esteja em casa.

5. Garantia de segurança
De acordo com a pirâmide de necessidades humanas de Maslow , a segurança é uma das necessidades fundamentais das pessoas. Por meios de segurança, a prevenção de lesões no trânsito, afogamentos, quedas, queimaduras, asfixia e envenenamento. Evitar isso é essencial para levar um estilo de vida saudável, pois suas consequências podem interferir seriamente em todas as facetas da vida.

A maioria das lesões não ocorre aleatoriamente, mas é previsível e, portanto, pode ser prevenida. Assim, crie ambientes seguros, atenda aos padrões de segurança; e identificar e evitar situações de risco são alguns dos aspectos essenciais para a prevenção.

Portanto, o estilo de vida saudável depende de muitos fatores, e não apenas da atividade física e da alimentação saudável. Para tentar controlar esses fatores é necessário conhecê-los, aprender sobre eles e estar ciente dos riscos que nos cercam. Uma vez que você está ciente deles, você já pode pegar os fatores negativos. Isso é o principal. Depois de concluir a fase de cura desses fatores, você deve implementar novos. Esses novos têm que ajudá-lo a melhorar sua saúde.

Fonte: https://www.valpopular.com/dermaroller-funciona/

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