Trabalho: o jeito certo de gerenciar o estresse

Trabalho: o jeito certo de gerenciar o estresse

Registros que se acumulam, prazos reduzidos … um dia, nos apaixonamos. “Coping” oferece para enfrentar o estresse ao invés de enfrentá-lo. Ao introduzir uma boa distância entre o trabalho e o eu, essa estratégia de auto-análise reduz a pressão.

Mesmo que 72% dos funcionários sofram de estresse, conforme anunciado na última pesquisa da CSA, isso não é inevitável. Apresentado como uma calamidade social pela mídia, esse mal dos tempos modernos pode ser contido individualmente. Não esperemos que as empresas nos tragam soluções milagrosas para erradicar todas as fontes de tensão. Não seria realista. Em vez disso, vamos contar com o que os especialistas chamam de “coping” (de “lidar com”). É uma estratégia pessoal que todos nós desenvolvemos para nos permitir lutar contra o estresse. Aplicado de forma mais ou menos eficaz, podemos otimizá-lo e torná-lo um ativo para melhor gerenciar as pressões inevitáveis ​​da empresa.

Esteja ciente de suas próprias avaliações

PARA DESCOBRIR

Estresse: iluminando figuras

O excesso de trabalho está no topo dos estressores para 64% dos executivos franceses, à frente dos prazos mais curtos e curtos para 59%, seguido pelos métodos de gestão para 45% e pela falta de visibilidade sobre seu futuro profissional. % (fonte: pesquisa AFP-ISGP).

De acordo com o Ministério do Trabalho, 60% dos funcionários dizem que não têm o direito de cometer erros, 56% costumam liderar vários arquivos de frente, 25% são constantemente sobrecarregados e 30% vivem em relações tensas com seu supervisor.

Nosso superior não nos dá nenhum sinal de reconhecimento; um arquivo chega e não temos tempo para processá-lo; nosso chefe de departamento nos critica pelo nosso trabalho; um usuário nos insulta; um colega não fala mais conosco: a maneira pela qual avaliaremos esses eventos faz toda a diferença na mecânica do estresse.

Esta avaliação, estas representações de eventos são o fruto da nossa história pessoal e dos nossos próprios ditames: “Eu devo ser perfeito”; “As pessoas devem sempre me amar”; “Eu tenho que ter sucesso em tudo que faço”; “Mostrar que não entendemos é sinal de fraqueza”; etc. Algumas pessoas têm mecanismos de avaliação muito melhores que outros. Estudos foram feitos com caixas de supermercado. Em face de um cliente agressivo, alguém pensará: “Eu não sou um cachorro. Ele não tem o direito de falar comigo assim, não é minha culpa. Outro dirá para si mesmo: “Na verdade, não é para mim que ele se dirige a si mesmo, mas para a primeira pessoa que encontra. Em uma situação idêntica, duas avaliações diferentes. O primeiro caixa, sentindo-se pessoalmente ferido, suportará a pressão da clientela menos que a segunda. O problema é que essas representações, longe de ser fruto de um raciocínio elaborado, eles são automáticos. Nós estamos programados, de certa forma! Quanto mais eles são perturbados, mais sofremos. E são muitas vezes por expectativas irrealistas: queremos que nosso chefe nos envie elogios, nossos funcionários sejam irrepreensíveis, não haja engarrafamentos em nosso caminho, etc. Eles podem ser assim por má interpretação. 

Gerenciar e combater o estresse significa estar ciente da lacuna entre nossas representações e a realidade. E atuar individualmente não significa agir sozinho. A auto-análise é particularmente difícil quando nosso estado de tensão não nos permite mais pensar objetivamente. Esta não é uma questão de análise de longo prazo, mas de abordagens comportamentais. Empresas de consultoria oferecem cursos de gerenciamento de estresse ou coaching com suporte no orçamento de treinamento da empresa.

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